sexta-feira, 31 de julho de 2015

5 dicas para economizar energia e reduzir a conta de luz

5 dicas para economizar energia e reduzir a conta de luz

Até 2015, a tarifa de energia elétrica residencial deve aumentar 8,5%. Algumas medidas simples podem ajudar a driblar os altos encargos e a poupar dinheiro

-  A  A  +
Vanessa Barbosa - Exame.com - 14/04/2011
Hoje, o Brasil tem a terceira tarifa de energia industrial mais cara do mundo e a nona residencial mais onerosa. O cenário futuro, infelizmente, não aponta para dias melhores. Até 2015, a tarifa de energia elétrica para os consumidores residenciaisdeve aumentar 8,5%. Para as indústrias, o aumento será ainda maior, de 19%. A aprovação pela Aneel, em fevereiro, de um novo cálculo para a conta de luz deve pesar quase um bilhão a mais no bolso dos brasileiros já neste ano. 

Desde a última sexta (8), vigoram novos reajustes aprovados pela Agência para algumas concessionárias, como a paulista CPFL (aumento médio de 7,23%), a matrogrossense Cemat (aumento médio de 12,89) e a mineira Cemig (reajuste médio de 7,24%). Com a tarifa de energia mais cara, resta ao consumidor ficar de olho nos próprios gastos e evitar desperdícios, se quiser fugir de sustos no fim do mês. Com base em cartilhas da Secretaria de Saneamento e Energia de São Paulo, da Aneel e da UFSCar, preparamos cinco dicas que ajudam a economizar energia elétrica e a poupar dinheiro em casa e no escritório. 

1 - Iluminação natural é gratuita, aproveite Utilize ao máximo toda a luz natural que incide em casa ou no escritório. Durante o dia, mantenha janelas, cortinas e persianas abertas, permitindo a entrada da luz solar. Para aumentar a claridade de um ambiente, utilize cores claras nas paredes internas e no teto. Opte sempre por lâmpadas fluorescentes, ou pelo menos as utilize em ambientes que necessitam de maior iluminação (duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais que uma incandescente de 100 watts). 

Dê preferência às que possuem o Selo Procel Inmetro de Desempenho. Desligue a iluminação de ambientes desocupados ou que seja estritamente decorativa. Equipamentos como "dimers", que controlam a intensidade da luz, e sensores de presença, que se acendem somente quando há circulação de pessoas, podem ser usados, resultando em significativa economia energética. Outra dica é orientar a limpeza do escritório, que em muitos lugares acontece à noite, para os primeiras horas da manhã, a fim de aproveitar a iluminação natural. 

2 - Eletrodomésticos poupadores, os melhores amigos do bolso Sempre que possível, opte por eletrodomésticos que levam o selo Procel, que indica os equipamentos com menor consumo energético. Leve em consideração antes de adquirir um aparelho as opções que consumam menos watts. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som. Alguns aparelhos precisam de atenção especial: 

Geladeira - Mantenha a geladeira em local ventilado para facilitar a troca de calor pelos radiadores. Não forre prateleiras com filmes plásticos, que dificultam a circulação de ar em seu interior. Evite deixá-la aberta por muito tempo e mantenha em boas condições a borracha de vedação da porta. Geladeiras em más condições podem ser responsáveis por até 70% da conta de luz. 

Ar-condicionado - Quando comprar um aparelho de refrigeração, procure dimensionar o espaço que ele ocupará e o seu potencial refrigerador. Existem tabelas para este cálculo nas lojas, é só perguntar para o vendedor. Lembre-se de conferir se o aparelho possui o selo Procel de consumo reduzido. Na instalação, não deixe o aparelho em lugares quentes, próximo de equipamentos elétricos ou sob luz do sol.

O ideal é instalá-lo de frente para a maior dimensão do ambiente, o que facilita o processo de refrigeração. Você pode desligar o ar condicionado meia hora antes do fim do expediente e também durante o almoço, que a sala ainda permanecerá climatizada. Mantenha as portas e janelas fechadas, de forma a impedir a entrada de ar quente de fora. 

Chuveiro elétrico - Nos dias quentes, use o chuveiro com a chave na posição verão. Na posição inverno o consumo de energia é 30% maior. Nunca reaproveite resistência queimada, pois aumenta o consumo de energia e não é seguro. Estude a possibilidade de instalar um aquecedor de água por energia solar, que, atualmente, possuem preços mais acessíveis e dispensam grande manutenção. Para baixar o consumo de energia - e de água -- tente reduzir a duração do banho de 20 a 40%. 

3 - Computador, notebook e outros eletrônicos 
O consumo individual destes equipamentos é no geral baixo (10 kWh/mês em média). No caso dos monitores, os gastos aumentam conforme o tamanho. A maioria dos monitores de 14" atuais consome em torno de 80 W, já os de 17" consomem entre 100 e 110 W, dependendo do modelo. 

No entanto, em um escritório com vários computadores a participação no consumo total poderá ser significativa. Procure orientar os usuários a desligá-los quando não forem utilizados por longos períodos e, a utilizar sempre que possível os recursos de economia de energia disponibilizados nas máquinas. 

Periféricos como impressora e scanners consomem energia mesmo quando não estão em uso; nesse caso, desligue-os das tomadas, assim como as caixas de som. Evite também deixar os aparelho eletrônicos, incluindo celulares, recarregando durante toda noite. Plugue o carregador somente o tempo suficiente para completar a carga. 

4 - Elevadores, só um por vez 
Se você mora ou trabalha em um edifício com mais de um elevador, sabe que é bastante comum acionar todos eles ao mesmo tempo. Para economizar energia elétrica e evitar desgaste desnecessário dos equipamentos, o ideal é 'chamar' apenas um. Outra forma de evitar desperdícios é fazê-los atender a grupos diferentes de andares, pares e ímpares por exemplo. 

Estude a possibilidade de desligar diariamente, de maneira alternada, um dos elevadores, no horário de menor movimento e utilização (por exemplo, das 22h00 às 6h00 e nos domingos e feriados). Em edifícios residenciais, crianças devem ser orientadas a não apertar todos os botões do painel. 

5 - De olho na "fuga de energia" 
Uma causa muito comum do aumento na conta de energia elétrica é a "fuga" de energia, uma espécie de "vazamento de eletricidade" que pode representar até 30% do consumo de luz no fim do mês. Emendas mal feitas, conexões frouxas, fios desencapados ou com isolamento comprometido pelo tempo são uma de suas principais causas. Outro vilão são equipamentos eternamente ligados na tomada por esquecimento. 

Para descubrir se existe fuga de corrente no escritório ou em casa faça o seguinte: Desligue a iluminação e todos os equipamentos 
das tomadas. Com ajuda do zelador ou administrador do edifício, verifique se o disco do medidor continua girando. Em caso afirmativo, existe fuga de corrente. Para identificar a origem da fuga, desligue a chave geral. Se o disco parar de girar, o problema está na instalação elétrica. Para resolvê-lo procure o serviço de um técnico especializado

5 maneiras simples de economizar água

5 maneiras simples de economizar água

Publicado em ÁguaConsumoEconomizando&CuidandoHábito sustentávelSustentabilidade,Uma escolha sustentávelVisão SustentávelVocê precisa saber. 25 de julho de 2013 - 09:25 - porPlaneta Água

by Docol
Mais que uma questão de consciência, a economia de água tornou-se uma necessidade de sobrevivência para os seres humanos. Além de apenas 3% da água do planeta ser apropriada para o consumo, maior parte deste número é utilizada na irrigação de plantações e nos trabalhos diários de limpeza e de produção industrial.

Desta maneira, nos tornamos ainda mais responsáveis pela preservação deste recurso natural. Por isso listamos cinco atitudes simples que podem tornar seu dia a dia mais sustentável:
- Feche o registro do chuveiro para se ensaboar. Isso pode gerar uma economia de 70%, além de serem necessários apenas cinco minutos para um banho bem tomado.
- Escove os dentes sem deixar a torneira aberta. Fechando-a você usa cerca de apenas 1 litro de água e, do contrário, aproximadamente 12 litros de água podem estar indo pelo ralo.
- Raspe bem os pratos antes de lavar a louça. Isso facilita a limpeza e exige menos água. Ensaboar o máximo de louças possível antes de abrir a torneira pode garantir que você poupe até 90 litros de água em 15 minutos.
- Opte por limpar calçada ou quintal com vassouras e panos. Caso realmente necessite utilizar água, reutilize a dispensada pela máquina de lavar roupas e a coleta da chuva.
- Instale torneiras e registro com menor fluxo de água e melhor sistema de distribuição. Nos prédios, por exemplo, a pressão da caixa d’água pela altura pode fazer com que os fluxos tenham mais força e gastem mais.
Para quem leu até o final, vale uma sexta dica muito importante, que é criar uma consciência coletiva em casa e no trabalho, transformando estas pequenas atitudes em hábitos. Vamos praticar?
Fontes
http://www.ype.ind.br/blog/sustentabilidade/5-dicas-para-economizar-agua-em-casa/http://ciclovivo.com.br/noticia/10_maneiras_de_economizar_aguahttp://blog.cooperforte.coop.br/educacaofinanceira/?p=513

5 formas de administrar conflitos

Por Ernesto Artur Berg para o RH.com.br 
Existem várias maneiras de abordar e administrar conflitos. Uma das mais eficazes é denominada de "Estilos de Administração de Conflitos", método criado por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, os quais propõem cinco formas de gerenciar conflitos. Afirmam que quando em situações conflituosas o comportamento de uma pessoa pode ser enquadrado em duas dimensões básicas. A primeira dimensão, assertividade, é a extensão com que cada indivíduo procura satisfazer seus próprios interesses. A segunda, cooperação, mede a extensão com que uma pessoa procura satisfazer os interesses dos outros. Esse comportamento bidimensional define os cinco métodos de administrar conflitos, que são: competição, acomodação, afastamento, acordo, colaboração.
Não existe estilo certo ou errado em relação a qualquer um desses métodos. Cada qual pode ser apropriado e muito efetivo, dependendo das circunstâncias, do assunto a ser resolvido e das personalidades envolvidas.

1 - Competição
É uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o uso do poder. Ao competir o indivíduo procura atingir os seus próprios interesses em detrimento dos interesses da outra pessoa. É um estilo agressivo e antagônico onde o indivíduo faz uso do poder para vencer. A competição pode significar "proteger seus direitos", defender uma posição na qual acredita, ou simplesmente querer ganhar.

Mesmo sendo um estilo coercitivo, há ocasiões em que o uso da competição é justificável e pode ter resultados positivos. Eis alguns exemplos:
- Quando ações rápidas e decisivas são vitais como, por exemplo, numa emergência, e não há tempo para troca de opiniões.
- Quando estão em jogo princípios importantes.
- Quando você está num beco sem saída, numa situação de "ou ele ou eu".
- Quando nem o diálogo nem o tempo ajudaram a resolver o conflito que tende a se deteriorar cada vez mais.

2 - Acomodação
É uma atitude inassertiva, cooperativa e autossacrificante, o oposto de competir. Ao acomodar a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses da outra parte. A acomodação é identificada por um comportamento generoso, altruísta, dócil à vontade da outra pessoa ou, então, abrindo mão de seu ponto de vista a favor do outro.

A acomodação, quando aplicada no momento adequado, pode trazer bons resultados. Eis alguns exemplos:
- Quando é especialmente importante preservar a harmonia e evitar uma quebra no relacionamento.
- Para demonstrar generosidade de sua parte.
- Quando a questão é muito mais importante para o outro e você tem pouco a perder, e é útil para manter um relacionamento colaborativo.
- Quando você está batido, e a competição só irá prejudicar seus interesses.

3 - Afastamento
É uma atitude inassertiva e não cooperativa. Ao se afastar a pessoa não se empenha em satisfazer os seus interesses, nem tampouco coopera com a outra pessoa. O indivíduo coloca-se diplomaticamente à margem do conflito, às vezes adiando o assunto para um momento mais adequado ou, então, simplesmente recuando diante de uma situação de ameaça (física, emocional ou intelectual).

Eis algumas ocasiões em que o estilo afastamento pode ser adotado:
- Quando o custo de um confronto é maior do que o benefício que o resultado possa trazer.
- Se ambas as partes considerarem a questão pouco significativa.
- Quando as duas partes precisarem reduzir as tensões e esfriar a cabeça.
- Para resguardar sua neutralidade ou reputação.
- Quando há uma real possibilidade do problema sumir sozinho.

4 - Acordo

É uma posição intermediária entre assertividade e cooperação. O indivíduo procura soluções mutuamente aceitáveis, que satisfaçam parcialmente os dois lados. Ele abre mão de alguma coisa, desde que em contrapartida receba algo em troca que seja de seu interesse. O acordo significa trocar concessões ou, então, procurar por uma rápida solução de meio termo. É uma espécie de "toma-lá-dá-cá".
Eis alguns casos em que estilo acordo pode trazer bons resultados:
- Quando todos têm a perder se não chegarem a um entendimento.
- Quando os dois lados têm a mesma força.
- Quando você quer chegar a um acordo temporário para situações complexas.
- Quando, mesmo que os prejuízos sejam inevitáveis, as perdas puderem ser reduzidas para os dois lados.

5 - Colaboração
É uma atitude tanto assertiva quanto cooperativa. Ao colaborar o indivíduo procura trabalhar com a outra pessoa tendo em vista encontrar uma solução que satisfaça plenamente os interesses das duas partes. Significa aprofundar o assunto para identificar as necessidades e os interesses dos dois lados e encontrar uma solução satisfatória para todos os envolvidos. Ao colaborar, o indivíduo procura aprender com os desacordos, olhando o ponto de vista do outro, bem como resolver situações que de outra forma poderia descambar para competição por recursos, ou ainda tentar encontrar soluções criativas para problemas de relacionamento interpessoal.

Alguns exemplos do uso apropriado do estilo colaboração:
- Quando você precisa encontrar uma solução integrada e as necessidades e interesses de ambas as partes são por demais importantes para serem ignoradas.
- Quando existe um ambiente de mútua confiança.
- Quando você quer o comprometimento dos outros através de uma decisão consensual.
- Quando ambas as partes ganham mais juntas do que isoladamente.
- Quando as competências e as habilidades dos participantes complementam-se.

Não obstante os cinco estilos mencionados, pessoas diferentes usam de diferentes estratégias para moderar conflitos. O importante é conhecer e se servir das várias opções a nossa disposição para manejar conflitos e aprender a utilizar essas técnicas.

Texto extraído e condensado do livro "Administração de Conflitos", de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ferias de julho

Ola caros alunos,

Mais um semestre se foi e com ele a sensação e satisfação de um trabalho bem feito para alguns alunos e nem tanto para outros.
Particularmente tenho a sensação de que o meu trabalho como professor foi satisfatorio, tendo em vista todos os outros problemas enfrentados na minha vida pessoal, não deixei que isso me abalasse.
Alias, considero uma grande qualidade, a habilidade de conseguir separar as coisas de maneira que elas não impactem umas nas outras. Foi realmente um semestre de grande aprendizado.
Pretendo utilizar esse periodo de descanso para refletir sobre tudo que ocorreu na minha vida.
Espero que os alunos tambem possam refletir sobre suas vidas e poder extrair novas oportunidades de todo o novo conhecimento adquirido.

Boas ferias e descanso,
Sergio H Nitta